top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

Setembro Amarelo é tema de palestra e debate na Fuliban

No dia 24/09/2019, a Fundação Libanesa de Minas Gerais reuniu especialistas da área de psicologia e medicina, além do público em geral que frequenta a entidade para discutir o tema “Qualidade de vida como prevenção do suicídio.”


O Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, abriu a sessão convidando para a mesa o palestrante, Dr. Elimar Penido Chagas, seguido da mediadora Dra. Tânia Simão Bacha Silva, e da debatedora, Dra. Tamira Lisboa Bacha.


Em sua fala inicial, o presidente agradeceu a presença de todos e, em especial, da Dra. Tamira e, de sua mãe, Sra. Magdala, filha e viúva respectivamente do Presidente fundador da instituição, Dr. Antônio Assef El Bacha.


“A Casa do Líbano está mais uma vez em festa, não apenas pela grandeza e importância do tema que assola todas as famílias, mas também porque celebramos a memória de nosso fundador, Dr. Antônio Bacha, e de seu espírito empreendedor, sempre ligado às causas sociais, hoje representado nesta mesa pela competência e profissionalismo da Dra. Tamira Bacha”, afirmou Aburachid.


Em sua palestra, Dr. Elimar Chagas esclareceu importantes sinais que as pessoas com tendência ao suicídio apresentam, além de alguns mitos que a sociedade costuma acreditar. Segundo o palestrante, dados estatísticos apontam que a 2ª maior causa de mortes entre jovens é o suicídio.


Em sua mediação, a Dra. Tania Bacha ressaltou o valor do diálogo e a necessidade de se evitar generalizações: “Cada caso tem a sua característica e especificidade. Devemos sempre ouvir e procurar orientar as pessoas para o tratamento que lhe seja adequado.”


Durante os debates, a Dra. Tamira Bacha enfatizou pontos da exposição feita pelo palestrante, além da importância de se olhar para cada pessoa individualmente e de saber como ouvi-la.


Os participantes puderam formular perguntas à mesa, bem como relataram experiências pessoais vividas no cotidiano .


A palestra foi um evento gratuito e aberto ao público geral. Faz parte do ciclo mensal de palestras oferecido pela Fundação Libanesa de Minas Gerais.


Currículos dos participantes da mesa:


Palestrante:

Dr. Elimar Penido Chagas

Vice-presidente da Fuliban; Médico clínico geral e químico; Especialista em medicina e segurança do trabalho;


Mediadora:

Dra. Tânia Simão Bacha Silva

Psicóloga, formada pela PUC-MG. Psicanalista.

Pós-Graduação em "Docência do Ensino Superior ".

Pós-Graduação em "Psicologia Clínica e Saúde Mental."

Membro da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Conselheira da FULIBAN.


Debatedora:

Dra. Tamira Lisboa Bacha

Psicóloga formada na UFMG; Pós-graduação em Psicanálise pela UFMG;

Especialista em Psicanálise com crianças e adolescentes pela PucMinas.

Trabalha na Maternidade Santa Fé e em consultório particular atualmente.

Trabalhou como psicóloga no Centro de orientação sobre Drogas da Fuliban e no Centro Mineiro de Toxicomania da Fhemig.




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page