top of page

A convite do Sr. Chafic Kassis, Cônsul-Honorário do Líbano em Minas Gerais, compareceram à sede do Consulado, no dia 22 de abril de 1970, amigos e conterrâneos, com a finalidade de estudar a possibilidade de criar em Minas Gerais um órgão assistencial e educacional , com a colaboração da coletividade libanesa, seus descendentes e amigos.

​

Sugestões foram apresentadas e discutidas, foi deliberado que o referido órgão seria criado sob a forma de FUNDAÇÃO, com personalidade de direitos privados, sob a denominação de FUNDAÇÃO LIBANESA DE MINAS GERAIS - FULIBAN.

​

A seguir, escolheu-se a comissão para elaborar um projeto de estatutos, composta dos Srs. Chafic Kassis, Dr. Farid Bedran, Prof. José Elias Murad e Sr. Antônio Assef El Bacha.

​

Todos os presentes se comprometeram a colaborar para que a Fundação Libanesa se tornasse uma realidade histórica, como verdadeiro marco da sensibilidade e gratidão da Comunidade Libanesa ao Povo de Minas Gerais.

​

Aos dois dias do mês de maio de 1970, às 18.00, na casa de recepção do Consulado, à Av. Presidente Antônio Carlos, no. 8.111, em Belo Horizonte, Minas Gerais, reuniu-se sob a presidência do Sr. Chafic Kassis, Cônsul do Líbano, a Assembléia-Geral destinada a instituir a FUNDAÇÃO LIBANESA DE MINAS GERAIS - FULIBAN, órgão de iniciativa privada, com sede em Belo Horizonte, Capital do Estado de Minas Gerais, destinada a funcionar de acordo com seus estatutos.

​

A primeira diretoria foi formada pelo Presidente de Honra: Cônsul Chafic Kassis; Presidente: Antoun Assef EI Bacha; 1o Vice-Presidente: Nacif Elias Karrat e 2o Vice-Presidente Jorge Saba.

​

A partir de 1970, portanto, a Fundação Libanesa de Minas Gerais passou a ser o braço de assistencial social e educacional da colônia libanesa e seus amigos.

 

Dentre os importantes trabalhos desenvolvidos nos anos 80, importante lembrar a atuação de um de seus fundadores, o Prof. Elias Murad, quando foram atendidos diversos pacientes para tratamento por dependência química.

 

Na década de 90, os trabalhos na área médica foram desenvolvidos sob a coordenação da Profa. Marília de Freitas Maakaroun. A FULIBAN passou a atender jovens carentes, chegando à marca de 600 jovens/mês e um curso de pós-graduação em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas.

 

Atualmente, a Fundação dispõe de consultórios médicos para atendimento à população carente de Belo Horizonte, nas especialidades de clínica geral, cardiologia, psiquiatria, psicologia. Dispõe ainda de estrutura própria para realização de cursos presenciais, os quais são ministrados por profissionais voluntários da instituição, bem como em co-realização com outras instituições de ensino.

 

Além suas atividades assistenciais na saúde e educação, a FULIBAN visa a promoção da cultura libanesa e sua integração com outros países. Não apenas o Brasil, mas também países vizinhos do Oriente Médio e dos outros continentes.

Temos como visão ser o marco da sensibilidade, gratidão e solidariedade da comunidade libanesa e seus amigos ao povo de Minas Gerais.

Nossa Missão

Prestar serviços assistenciais nas áreas de saúde e educação,  tornando-se referência em atendimento aos menos favorecidos e na produção de conhecimento.

Our Mission
bottom of page