top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

"O câncer em debate com Dr. André Murad"

A Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN) recebeu, no dia 01/07/2019, o professor oncologista e geneticista, Dr. André Marcio Murad. Durante sua palestra, o expositor apresentou os diferentes tipos de Câncer, formas de tratamento e prevenção, deixando a todos do auditório encantados. 


O Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, acompanhado de seu vice-presidente e coordenador geral da área médica, Dr. Elimar Penido Chagas, receberam o palestrante e compuseram a mesa dos trabalhos. 


Para Aburachid, a ilustre presença de Dr. André Murad na entidade permite, mais uma vez,  fortalecer os laços que a Fundação possui entre a medicina, os libaneses no Brasil e a própria família do palestrante, lembrando o trabalho do saudoso Prof. José Elias Murad, na década de 80, para o tratamento de dependentes químicos na entidade. 


"A Fundação hoje está em festa. Recebemos o Prof. Dr. Andre Murad, referência internacional em oncologia, para nos brindar com uma palestra que poucos possuem a chance de ouvir. O seu conhecimento torna mais fácil a prevenção do câncer. Busquem compartilhar o conhecimento que estamos recebendo hoje.", disse Aburachid. 


O Prof. André Marcio Murad é médico oncologista, pós-doutor em Genética, professor da UFMG e pesquisador. Exerce a especialidade há 30 anos. É um estudioso do câncer, inclusive dos fatores genéticos ligados à sua incidência e das medidas para preveni-lo e diagnosticá-lo precocemente. Desenvolveu e implementou um arrojado Programa de Prevenção e Rastreamento Individualizado de Câncer (Check-Up Oncológico Personalizado), o qual é oferecido em sua clínica integrada Personal Oncologia de Precisão e Personalizada em Belo Horizonte, MG. 


Durante pouco mais de 60 minutos, o palestrante fez uma descontraída e didática exposição de casos de incidência do câncer, suas causas, seus sinais e sintomas, além dos principais exames utilizados na sua detecção e na genética de sua predisposição.

"O câncer não tem sinais ou sintomas próprios, pois os mesmos se confundem com os de doenças benignas. O que chama a atenção para estes sintomas ou sinais é a cronicidade, periodicidade e intermitência do câncer. Devemos também sempre ficar atentos para os sinais ou sintomas associados, como 

emagrecimento, febre e queda do estado geral”, explicou Murad.

Após a apresentação, os participantes puderam formular perguntas, inclusive por transmissão do evento ao vivo pelo Instagram @fulibanmg.


Atendimentos médicos e psicológicos na FULIBAN:


Durante o evento, o vice-presidente e coordenador da área de saúde da entidade, Dr. Elimar Penido Chagas, noticiou que a Fundação está em vias de celebrar um convênio com um grande laboratório de Minas Gerais, visando ao encaminhamento de pacientes para a realização de exames complementares de sangue e imagem. 


"Esse convênio representará um avanço significativo para os atendimentos no ambulatório para as pessoas carentes. As limitações de acesso aos exames impedem o diagnóstico mais preciso e tratamento precoce das pessoas de baixa renda. Com esse instrumento, poderemos ampliar os atendimentos e proporcionar melhores condições de tratamento para a pessoas", explicou Dr. Chagas. 


Além disso, os presentes puderam visitar os consultórios médicos instalados na sede da FULIBAN e demais salas de atendimento e cursos.



84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page