top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

"No Líbano, como antes", artigo da Dra. Renata Abalen

A palavra “Aniversário” é de origem latina e significa aquilo que volta todos os anos. Comemorados por poucos e ricos, os aniversários e seus festejos ganharam o “status” de popular somente na Idade Média, quando o hábito de juntar pessoas ao redor do aniversariante afastava os espíritos maus. Assim é que, repetidas vezes, nos dias aprazados, rememoramos a vida ou a morte - sim, ela também - de quem nos importa. Pessoas fazem aniversários e situações também fazem. Neste 4 de agosto, uma comunidade mundial relembra uma data por demais devoradora. Falo da comunidade libanesa espalhada pelo mundo inteiro, seus filhos e netos e sua diáspora, e falo sobre a devoradora boca de nitrato de amônio que engoliu o Porto de Beirute, ceifando mais de 200 vidas, deixando milhares de feridos físicos e mais outros milhares de feridos na alma.


O aniversário de dois anos da explosão de Beirute está às portas e ainda não se sabe quem são os responsáveis pela tragédia.


Beirute, a “Paris do Oriente Médio”, a “Mãe das Leis”, aquela que resistiu a vários terremotos e cujo perímetro abriga civilizações há séculos, vê o segundo ano da sua tragédia chegar e ainda sangra. Enquanto o Líbano, país e nação, povo e esperança, conjuga o verbo colapsar em todos os sentidos, a explosão revolveu e mostrou para o mundo a dor de uma sociedade que no seu auge era um paraíso fiscal e cujos bancos pagavam os maiores juros do mundo. Hoje, não há energia elétrica para o próximo inverno. É o país das faltas. Falta tudo e já começam faltar libaneses jovens cuja escolaridade permite que trabalhem em outros países.


Enquanto as lembranças são avivadas pelo aniversário da tempestade vermelha – a cidade quase que totalmente destruída, foi coberta por uma fumaça de cor vermelha -, o Líbano vive a pior das crises: a crise da moralidade. O amônio escancarou a corrupção dos cedros para o mundo e não há multidão nas praças que possa arrancar raízes tão profundas. Recentemente as eleições parlamentares – a República do Líbano é a única democracia daquela região do Médio Oriente-, mostraram que o libanês quer mudanças, mas não grandes mudanças. Pouca coisa mudou, lembrando que o parlamento é dividido por religiões – sim, o Líbano é um país cujos poderes legislativo e executivo são baseados no confessionalismo, seu parlamento tem 128 lugares divididos igualmente entre muçulmanos e cristãos e estes escolherão, agora no segundo semestre, seu presidente para um mandado de seis anos, que pelas regras, só poderá ser um cristão maronita. Escolhido o presidente, este nomeia o primeiro-ministro que invariavelmente será um muçulmano sunita e, o chefe do parlamento, um muçulmano xiita.


Enquanto o Líbano tem vivido apagões elétricos, o dinheiro do povo deixa de existir, garfado por uma inflação inédita. Para se ter uma idéia, no começo deste ano o salário mínimo mensal equivalia a U$ 22,5, um dos mais baixos do mundo ou o equivalente a 40 litros de combustível.


Mas ainda assim é um país cobiçado. 10.452 km² de área, ou seja, metade de Sergipe. A ajuda internacional acontece, mas em uma mesa de trocas. E uma mesa interessante, já que o país dos meus avós não tem transporte público, não tem energia, não tem indústria, mas tem gás natural nas suas belas águas litorâneas. Gás esse, pivô de grande incomodo com o vizinho Israel, que teima explorar tal recurso em área marítima ainda sob discussão de propriedade.


Peneirando tudo isso, nem pobreza e nem riqueza interessam à diáspora libanesa no Brasil, a maior comunidade libanesa do mundo. Aqui somos o dobro dos libaneses do Líbano.

O que nos interessa nesse momento é o que pode interessar a milhares de brasileiros cujas origens são de países afetados por guerras ou outras catástrofes: exercer ajuda humanitária condizente com a realidade econômica tanto do doador quanto do recebedor. Falo isso porque é inviável fazer doações para qualquer país com uma carga tributária como a nossa. Para se ter uma idéia, o ato da doação e somente ele, carrega para si uma tributação na ordem de 35%, no mínimo. Doar sai caro. Doar é impraticável. Carecemos de uma legislação que nos propicie cuidar dos nossos “Didos” libaneses, mandar remédios para nossos doentes, colocar comida nas mesas das aldeias, reconstruir nossa capital, recuperar a nossa dignidade.


É isso que nos interessa: que o legislador brasileiro abra caminho para que o nosso dinheiro possa fazer o caminho de volta: nossa força de trabalho veio ajudar o Brasil na sua construção e agora quer voltar, para reconstruir a nossa casa.



Renata Abalen - Advogada, Diretora da Câmara de Comércio Brasil Libano

Fonte: Correio Braziliense, 01/08/2022.



73 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page