top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

José Zaharam recebe o Mérito Líbano-Brasileiro 2022

Aconteceu neste sábado, 26/11/2022, como parte das celebrações da Independência do Líbano, a cerimônia de

entrega do Mérito Líbano-Brasileiro de Minas Gerais.


A honraria é concedida anualmente pela Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban), por meio de votação de seus conselhos, como reconhecimento de um libanês ou descendente que tenha se destacado por sua atuação profissional e contribuído para o desenvolvimento econômico e social.


Já foram agraciadas várias personalidades do mundo empresarial, da saúde, jurídico e político.


Neste ano, o homenageado foi o empresário do setor de restaurantes e Chef de culinária internacional, Sr. José Zaharam Rodrigues Junior.


A cerimônia foi presidida pela vice-presidente da entidade, Sra. Jacqueline Bacha, e o Cerimonial coube à Dra. Regina Bittencourt.


Dentre as autoridades presentes, a Exma. Sra. Embaixadora do Líbano, Carla Jazzar, o Exmo. Sr. Juiz de Direito, Dr. Elias Obeid (mérito Líbano-Brasileiro 2020), o Exmo. Sr. Deputado Estadual, Dr. Roberto Andrade, a Exma. Sra. Secretária Adjunta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sra. Kathleen Garcia, o Presidente do Clube Libanes de Belo Horizonte, Sr. Suamir Chamone, Sr. Raymond Betti, das Forças Libanesas, dentre outras.


Infelizmente, em virtude dos protocolos de Covid-19, o Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, o mérito libano-brasileiro 2021, Dr. Sérgio Kehdy, e o Exmo. Cônsul do Líbano em

Belo Horizonte, Dr. Edmundo Abi-Ackel justificaram com pesar a ausência.


Biografia do homenageado:


José Zaharam Rodrigues Junior

Natural de Belo Horizonte. Pai de dois filhos, Charbel e Sofia.

Cristão Maronita, devoto de São Charbel (a quem confia a sua vida).


Até os 13 anos de idade, residiu em Belo Horizonte, onde era aluno do Colégio Loyola. De mudança para Viçosa, em 1983 ingressou na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde cursou matemática por 3 anos e depois Engenharia Florestal por mais 3 anos, sempre conciliando os estudos com a atividade empresarial. Em 1998, mudou-se para a Itália, onde permaneceu por 1 ano, especializando-se em culinária Italiana. Desde então começou a exercer as funções de empresário e Chef de cozinha internacional.


Atividades empresariais:


1988 - Abriu a empresa Cedrus Gastronomia, que continua ativa por mais de 34 anos.

2019 - Fundou a empresa Annaya Restaurante.

2021 - Café da Vila

2021 - Grand Cru Belvedere - BH

2021 - Projeto Casa Cedrus, abertura em fevereiro de 2023.

2022 - Eleito empresário do Ano na cidade de Viçosa.


Sempre buscou manter as tradições libanesas herdadas de seus ancestrais.


Em 2010, foi responsável pela homenagem aos 110 anos da imigração libanesa em Viçosa/MG, afixando na Praça da Prefeitura uma placa com os nomes das famílias que vieram do Líbano e doando uma imagem de São Charbel, vinda especialmente do Líbano, para a Matriz de Santa Rita de Cássia.



157 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page