top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

Filme retrata a resiliência do libanês durante primeira guerra mundial

Aconteceu dia 05/08/19, na sede da Fuliban, a primeira Sessão comentada do filme libanês “Safar Barlik”.


Trata-se de filme musical libanês, rodado em 1967. Dirigido por Henry Barakat. Escrito por Assi Rahbani , Mansour Rahbani e estrelado por Fairuz, Nasri Shamseddine, Huda, Assi Rahbani, Berj Fazlian, Salah Tizani e Salwa Haddad.


As filmagens foram realizadas nas aldeias do norte do Líbano de Beit Chabab e Douma.


A história se passa durante a primeira guerra mundial, quando o império Otomano dominava o Líbano.


O povo libanês sofria com o confisco do trigo e, além disso, os homens eram levados para trabalhos forçados em lugares remotos.


Durante a exibição, a coordenadora cultural da entidade, Brigitte Bacha esclareceu dúvidas sobre a cultura libanesa, local das filmagens e contexto histórico e político da época em que se passou a narrativa. Um sucesso!


O presidente da entidade, Dr. Frederico Aburachid, informou aos presentes que a FULIBAN pretende que esses encontros sejam cada vez mais frequentes: “A exibição comentada deste filme é um claro exemplo de como podemos aumentar o diálogo entre as culturas libanesa e mineira.”


O presidente parabenizou, ainda, a iniciativa da Coordenadora Cultural da entidade e convidou aos presentes a conhecerem os demais setores da entidade.


Durante o filme, a plateia pode ver a luta histórica do povo libanês e sua resiliência durante a primeira guerra mundial. Os libaneses, mesmo abertos às outras culturas de países vizinhos, não se mostravam submissos à opressão.


Não percam os próximos eventos.




38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page