A Embaixada do Líbano e o Governo do Estado de Minas Gerais inauguraram, com o apoio da Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban) e do Clube Libanês de Belo Horizonte, no dia 3 de agosto, a exposição de fotografias “Beirute: o Caminho dos Olhares”, de Dia Mrad, em memória dos 3 anos da terrível explosão que assolou o centro da capital Libanesa em 2020.
O evento de abertura teve a presença de autoridades civis, políticas, religiosas, militares
Na mesma oportunidade, foi realizado o lançamento do livro COEXISTÊNCIA COMO IDENTIDADE: a neutralidade do Líbano. Livro organizado pelos Professores Miguel Mahfoud e André Miatello, da editora
A exposição ficará aberta ao público entre 4 de agosto e 30 de setembro.
Beirute, a capital do Líbano, é uma das cidades mais antigas do mundo, que dizem ter sido destruída e reconstruída sete vezes.
A sua localização estratégica na costa do mar mediterrâneo tornou-a um alvo ao longo da história, com todas as civilizações conquistadoras influenciando o seu corpo urbano.
Em 4 de agosto de 2020, uma grande quantidade de nitrato de amônio armazenada no porto de Beirute entrou em combustão, resultando na terceira maior explosão da história, sendo a maior não-nuclear.
A explosão destruiu o coração cultural, histórico e econômico da capital libanesa, causando mais de 200 mortes, ferindo 6.500 pessoas e desalojando outras centenas de milhares.
A exposição de Fotografias “Beirute: O caminho dos olhares” explora as consequências da explosão, capturando duas narrativas paralelas: a destruição dos edifícios históricos de Beirute e o marco zero da explosão, focando nos silos de grãos que atuaram como um escudo para a cidade.
Dia Mrad (Líbano, 1991) vive e trabalha em Beirute. Por meio de uma formação acadêmica e arquivamento fotográfico contínuo de Beirute, Mrad conseguiu capturar a essência da cidade em sua metamorfose física em constante mudança. Seu trabalho se concentra em descobrir e arquivar histórias através da fotografia centrada em torno da manifestação da história no ambiente construído.
Serviço:
Beirute: o Caminho dos Olhares
Exposição de fotos de Dia Mrad
De 4 de agosto a 30 de setembro de 2023
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Galeria Paulo Campos Guimarães
Crédito Fotos: Bruno Cantini
Comments