top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

ENTREVISTA COM JANAÍNA ARAUJO – LU JONG

Atualizado: 19 de jun. de 2019

FULIBAN: O que é o Lu Jong?

JANAÍNA: O Lu Jong é uma prática física da tradição Tantrayana tibetana de conhecimentos

utilizada no Tibet, por meditadores, há mais de 8.000 anos. Nos ensinamentos Tantrayana o corpo é o veículo para o desenvolvimento e transformação e representa, assim, um caminho para a iluminação, por isso é muito importante cuidar adequadamente do nosso corpo.


FULIBAN: Como funciona o Lu Jong?

JANAÍNA: Os movimentos de Lu Jong concentram-se em trabalhar especialmente a coluna

vertebral que, em analogia com uma árvore, é a raiz e o tronco de nossa nossa vida. Se a raiz ou o tronco vai mal, tudo vai mal. Sempre que temos um desequilíbrio energético ou mental também teremos um problema na coluna, quer estejamos conscientes disso ou não.


FULIBAN: Qualquer pessoa pode praticar o Lu Jong?

JANAÍNA: Sim! O Lu Jong é uma prática muito simples, mas poderosa. Para pessoas com

limitação física ou com idade avançada os movimentos são adaptados para serem executados com apoio de uma cadeira, mulheres gravidas fazem alguns exercícios adaptados e mesmo crianças gostam muito de fazer a prática.


FULIBAN: Você vai dar um curso nos dias 05, 06 e 07, na Fuliban, sobre Lu Jong. Você pode nos explicar um pouco mais sobre este curso?

JANAÍNA: Claro! Este curso, na verdade, será uma vivência profunda, como um retiro, tendo como base a prática de Lu Jong, Mindfullnes, o conceito dos 5 elementos e outros conhecimentos da tradição tibetana. Neste curso também vou trazer informações relevantes sobre o sistema de certificação de professores de Lu Jong, pois no próximo ano vamos ter no Brasil, uma Master Class de certificação de Professores de Lu Jong. Essa é uma oportunidade muito especial, pois esta ‘Master Class’ só acontece, mundialmente, na Alemanha. Assim aquelas pessoas que tenham interesse na formação poderão conhecer melhor o sistema, se decidir, e aproveitar a oportunidade.

Vai acontecer, também, uma aula experimental no dia 03/07/2019.


FULIBAN: Que tipo de transformação podemos alcançar por meio do Lu Jong?

JANAÍNA: A finalidade mais imediata do Lu Jong é melhorar e manter a saúde, mas como o corpo e a mente estão intimamente ligados, o Lu Jong pode, ainda, nos ajudar a mudar padrões mentais muito arraigados que levaríamos anos para mudar trabalhando apenas com nossa mente. Além disso o Lu Jong nos ajuda a tornar o nosso corpo mais ágil, forte, flexível e relaxado, pois os movimentos liberam bloqueios, abrindo os chacras. Com um corpo mais relaxado é mais fácil relaxar a mente e aprofundar nossa prática de meditação. Com a prática constante a mente fica naturalmente mais calma, clara, conseguimos acessar suas qualidades mais positivas e, por fim, revelar sua sabedoria inerente. Naturalmente por meio da prática vamos experimentando esta transformação.


FULIBAN: Uma pessoa pode praticar Lu Jong sozinha ou precisa sempre fazer aulas?

JANAÍNA: Qualquer pessoa pode aprender pelo menos os 5 execícios do Grupo dos 5 elementos de Lu Jong e incorporá-los facilmente à sua vida. Com 15 minutos de prática diária você pode mudar completamente sua vida e estar mais saudável tanto no nível físico quanto mental e energético. No início a pessoa pode fazer algumas aulas, participar de um curso, workshop ou retiro para aprender os movimentos. Mas a partir daí basta criar sua própria disciplina.


FULIBAN: Você disse que o Lu Jong é uma pratica Tibetana, como chegou ao Brasil?

JANAÍNA: Esta prática é ensinada no ocidente pelo mestre tibetano Tulku Lobsang. Ele recebeu ensinamentos de Lu Jong desde muito jovem e ao longo dos anos foi aprofundando seus conhecimentos com mestres das mais diferentes tradições. Por fim, recebeu conhecimentos de praticamente todas as linhagens e esta era sua prática principal. Enquanto vivia na Índia o mestre Tulku Lobsang começou a receber muitos alunos ocidentais em seus ensinamentos e após anos os atendendo, também, como médico percebeu que a prática de Lu Jong seria muito útil para aquelas pessoas. Então ele organizou os movimentos em uma sequência adequada de prática e, também, modificou e adaptou os movimentos ao corpo dos ocidentais e de forma que todas as pessoas pudessem praticar. Mais tarde, após transmitir estes conhecimentos a um grande número de seus estudantes, percebeu que deveria criar um sistema de formação de professores e educadores para garantir a qualidade e o compromisso com a transmissão do conhecimento. Recentemente, em 2017, eu organizei a primeira turma de formação de Professores de Lu Jong no Brasil, e nesta oportunidade foram formados os primeiros professores que hoje transmitem a prática no país.


Sobre a Instrutora:

Janaína Araújo é formada em Análise de Sistemas, Pós Graduada em Telecomunicações e Gestão de Negócios. Por mais de 16 anos dedica-se ao estudo de práticas de autotransformação. Há 5 anos é aluna do mestre tibetano Tulku Lobsang, com quem se formou Professora e Formadora de Professores nas práticas de Lu Jong, Tog Chod e Mindfullness. Anualmente participa de pelo menos três retiros, com o mestre, e é praticante dedicada das práticas de Lu Jong, Tummo e Tsa Lung, também denominadas Lu Jong Secreto. Desde o ano de 2018 transmite os profundos conhecimentos da tradição tibetana no Brasil, por meio de iniciativas próprias, e trazendo especialistas tibetanos ao país.



82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page