Embaixador do Líbano visita BH e conhece a FULIBAN
- FULIBAN
- há 6 dias
- 2 min de leitura
O chefe de Missão e encarregado de Negócios da Embaixada do Líbano no Brasil, George El Jallad, esteve em Belo Horizonte nesta quinta-feira (3/7) para uma série de encontros com representantes da comunidade libanesa e autoridades locais.
Visita à Assembleia Legislativa de Minas Gerais
A agenda do diplomata começou na manhã desta quinta-feira com uma visita de cortesia à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro, realizado no Salão Nobre, contou com a presença do 2º vice-presidente, deputado Duarte Bechir (PSD); o 3º vice-presidente, deputado Betinho Pinto Coelho (PV); e os deputados Roberto Andrade (PRD) e Zé Laviola (Novo), além de representantes da comunidade libanesa.
Durante a visita, os parlamentares conduziram o diplomata pela Galeria de Ex-Presidentes da ALMG, destacando aqueles que têm ascendência libanesa. O deputado Duarte Bechir ressaltou a grande representatividade da comunidade no território nacional, lembrando que o Brasil abriga a maior comunidade de libaneses e descendentes do mundo, com cerca de oito milhões de pessoas, sendo aproximadamente dois milhões delas em Minas Gerais.
George El Jallad manifestou o desejo de se fazer conhecer pela comunidade mineira e afirmou que conta com a Assembleia e outros espaços institucionais para a construção desses relacionamentos. O diplomata também mencionou os desafios mais recentes do Líbano, como a eleição do general Joseph Aoun para presidente em janeiro, encerrando um vácuo no poder que durou mais de dois anos. Segundo ele, o embaixador no Brasil deve ser nomeado em dois meses.
Encontro na FULIBAN
Após a visita à ALMG, o embaixador conheceu as instalações da Fundação Libanesa de Minas Gerais (Fuliban), sendo recebido pelo presidente da instituição, Dr. Frederico Aburachid, e pelo conselheiro fiscal, Sr. José Zaharam Júnior.
A Fuliban é uma das principais instituições da comunidade libanesa no Brasil, prestando serviços de saúde gratuitos à população carente e realizando atividades culturais para divulgação da cultura libanesa.
Criada em 1970, destaca-se por sua atuação social em favor da população da região metropolitana de BH.
Próximos compromissos
A agenda do diplomata continua em 04/07, com uma visita a Viçosa, na Zona da Mata mineira, onde será recebido na Câmara de Vereadores e receberá uma homenagem.
Laços históricos
Os laços entre o Parlamento mineiro e o Líbano são marcados por diversas atividades que objetivam estreitar esse relacionamento.
A ALMG já realizou reuniões especiais em homenagem à independência do Líbano e à imigração libanesa, além de ter concedido o Grande Colar da Inconfidência ao ex-presidente Elias Hraoui, que governou o país entre 1989 e 1998.
Minas Gerais conta com a presença histórica desses imigrantes, especialmente em Belo Horizonte, com destaque para o Clube Libanês e a própria Fundação Libanesa de Minas Gerais, que mantém viva a tradição e a cultura libanesa na capital mineira.
Sobre George El Jallad
Antes de vir ao Brasil, o chefe de missão estava na Argentina, onde exercia a função de cônsul do Líbano. Foi conselheiro diplomático da Missão Permanente do Líbano na Organização das Nações Unidas (ONU) e exerceu diversos cargos no Ministério de Relações Exteriores e Emigrantes do Líbano.
Commentaires