top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

CMBH CONCEDE “HONRA AO MÉRITO” À FULIBAN

JACQUELINE BACHA RECEBE O MÉRITO LÍBANO-BRASILEIRO 2023


O dia 29/11/2023 foi marcado por dupla comemoração na Fundação Libanesa de Minas Gerais. A entidade foi agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, através de requerimento do Vereador Maninho Felix. Na mesma data, a FULIBAN, através de decisão unânime de seus conselhos, concedeu o Mérito Líbano-Brasileiro de Minas Gerais, ano 2023, à empresária Jacqueline Simão Bacha.


Dentre outras autoridades e lideranças empresariais, a cerimônia foi prestigiada pelo Exmo. Sr. Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Mateus Simões, pelo Exmo. Cônsul Honorário do Líbano em Belo Horizonte, Dr. Edmundo Abi-Ackel, pela Presidente do Servas (Serviço Social do Estado), Dra. Christiana Renault, pelo Comandante do Policiamento Militar da Capital, Cel. Micael, pelo Exmo. Sr. Juiz de Direito da Capital, Dr. Elias Obeid (Mérito Líbano-brasileiro - Ano 2020), pelo Deputado Estadual e 1º Secretário da Mesa da ALMG, Dr. Antônio Carlos Arantes, e pelos Vereadores Maninho Felix (autor do requerimento da homenagem), Marcela Trópia e Fernanda Altoé.


Em seu pronunciamento, o Vereador Maninho Felix destacou a importância da comunidade libanesa e do trabalho desenvolvimento pela FULIBAN: “A população de libaneses e descendentes no Brasil, segundo o IBGE, somam quase três vezes a população residente no próprio Líbano. Sua importância para o Brasil e, em especial, Minas Gerais, são inquestionáveis. A Fuliban é o braço assistencial da comunidade, prestando relevantes serviços sociais para o povo mineiro”, destacou o Vereador Maninho.


O Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, destacou o trabalho desenvolvido pela entidade e por seus voluntários ao longo de seus 53 anos. “O idealismo de nosso presidente fundador, Dr. Antônio Assef El Bacha, e do Cônsul do Líbano à época, Dr. Chafic Kassis, inspiram nossos passos. Nosso grupo de voluntários, aqui representados, muito nos honram por suas ações para o bem social”, destacou Aburachid.


Ao final, Aburachid agradeceu a homenagem, afirmando que este reconhecimento da Câmara Municipal de Belo Horizonte impulsiona a Fuliban a continuar com vigor em sua missão.


MÉRITO LÍBANO-BRASILEIRO 2023


O Mérito Líbano-Brasileiro foi criado pela FULIBAN como uma forma de homenagear imigrantes e descendentes que tenham contribuído, através de seu trabalho, para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Os agraciados são escolhidos pelos Conselhos da Fuliban, formados por 22 membros, dentre os quais, médicos, juristas, empresários, engenheiros e outros profissionais.


Jacqueline Simão Bacha é empresária e economista. Possui forte atuação em entidades associativas e na defesa do desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte. Além de participar da FULIBAN, é diretora da Associação Comercial do Hipercentro, faz parte do Conselho do SERVAS e é integrante ativa do Conselho de Desenvolvimento de Belo Horizonte (CODESE), contribuindo para pensar e planejar a Capital mineira que todos desejamos. Jacqueline destaca-se, ainda, como um exemplo notável de resiliência, especialmente em sua incansável busca pela melhoria do hipercentro da cidade.


Além de sua notável contribuição para o desenvolvimento econômico local, ressalte-se o compromisso de Jacqueline com as causas defendidas pela Fuliban. Sua dedicação exemplar transcende os limites da esfera privada, evidenciando um comprometimento genuíno com o progresso social e a promoção da dignidade do ser humano.


Ao conferir à Jacqueline o Mérito Líbano-brasileiro 2023, a Fundação Libanesa de Minas Gerais reconhece não apenas a sua identidade libanesa, mas os impactos positivos de sua atuação para a sociedade.


Após receber o troféu, Jacqueline agradeceu à cada um dos presentes que, de alguma forma, contribuíram na sua formação, dando ênfase aos ensinamentos de seus pais e aos seus irmãos. Ao final, dedicou o Mérito Líbano-Brasileiro ao seu pai, Simão Bacha, que sempre foi um defensor do empreendedorismo e do desenvolvimento social.


Em seu pronunciamento, o vice-governador do Estado de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, enalteceu a importância dos libaneses para Minas Gerais, dos trabalhos sociais da FULIBAN e da homenagem conferida à Jaqueline Bacha. “Escolher o mérito Líbano-brasileiro é uma decisão difícil, considerando as grandes lideranças que a comunidade possui em Minas Gerais. A homenagem concedida à Jacqueline Bacha, joga luz não apenas sobre o seu passado de realizações, mas também ilumina seu exemplo para que outros possam segui-lo,” afirmou Professor Mateus.


Abaixo o Discurso do Vereador Maninho Felix:

Título de Honra ao mérito à FULIBAN
.docx
Download DOCX • 17KB


PROJETO DE ATENÇÃO À PESSOA COM TEA E AOS SEUS FAMILIARES:


O Presidente da FULIBAN informou a todos, durante seu pronunciamento, sobre o projeto de atenção às pessoas com transtorno do espectro autista e aos seus familiares.


Segundo Aburachid, trata-se de um projeto inovador e que destoa dos serviços oferecidos pela rede pública. “O projeto já começa a dar sinais de sua importância pelo atendimento psicológico, coach parental, mediações de conflitos, rodas de conversa, além de serviços complementares e especializados oferecidos através de entidades parceiras.”


Além do projeto acima, a Fuliban oferece, por meio de seus voluntários, atendimentos na área de saúde, com psicólogos, psicopedagogo, fonoaudiologia e médicos para o público hipossuficiente e em situação de vulnerabilidade. O serviço social realiza os diagnósticos socioeconômicos e encaminha para atendimentos na própria sede da FULIBAN e/ou instituições parceiras-conveniadas que demandem especialização.


Dentre as instituições parceiras da FULIBAN, destaca-se a AFYA (IPEMED), com atendimentos na área de neuropediatria, psiquiatria, psiquiatria infantil, cardiologia e outras.


Acompanhem as redes sociais da FULIBAN e seu canal no Youtube.





































107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page