Palestra: “Câncer: um inimigo que se expande. Como evitá-lo, preveni-lo e detectá-lo precocemente”

Inscrições encerradas.
Palestra: “Câncer: um inimigo que se expande. Como evitá-lo, preveni-lo e detectá-lo precocemente”

Data e Local

01 de jul. de 2019 19:00
Fuliban, R. Tomé de Souza, 67 - Savassi, Belo Horizonte - MG, Brazil

Sobre o Evento

Inscrições via Sympla: https://www.sympla.com.br/cancer-um-inimigo-que-se-expande-como-evita-lo-preveni-lo-e-detecta-lo-precocemente__559210

Sobre o câncer: a incidência de câncer vem aumentando de forma preocupante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que no Brasil teremos 1,2 milhão de casos novos até o final de 2019. A mortalidade também é preocupante e no Brasil também está em elevação. Em 10% das cidades brasileiras o Câncer já mata mais que as doenças cardiovasculares. Por isso, medidas que visem à redução de sua incidência, bem como seus diagnóstico mais precoce para que os índices de cura possa ser elevados, são imprescindíveis. Estima-se que pelo menos 65% dos casos de câncer ocorram devido a fatores ambientais, portanto passíveis de serem prevenidos, como dieta inadequada, tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo, exposição excessiva à luz solar e à poluição ambiental, agrotóxicos e determinados agentes ocupacionais. Já a predisposição genética é responsável por até 32% dos casos, podendo hoje ser facilmente detectada por testes genéticos realizados em saliva ou amostra de sangue. Uma fez detectada a predisposição, medidas preventivas e exames específicos de rastreamento são então implementadas de forma individualizada. Os exames para detecção precoce como mamografias, Papanicolau, PSA, ultrassonografias, colonoscopias, endoscopias e ressonâncias são de fundamental importância para o incremento das taxas de cura. Entretanto, os mesmos também precisam ser estabelecidos de forma individualizada, baseados nos fatores de risco de cada pessoa, bem como a idade de início e a periodicidade dos mesmos. A orientação é o acompanhamento por um profissional especializado é vital para o sucesso destas medidas.

Sobre o palestrante: o médico oncologista, pós-doutor emGenética, professor da UFMG e pesquisador Dr. André Murad exerce a especialidade há 30 anos, e é um estudioso do câncer, de suas causas (carcinogênese), dos fatores genéticos ligados à sua incidência e das medidas para preveni-lo e diagnosticá-lo precocemente. Desenvolveu e implementou um arrojado Programa de Prevenção e Rastreamento Individualizado de Câncer (Check-Up Oncológico Personalizado), o qual é oferecido em sua clínica integrada Personal Oncologia de Precisão e Personalizada em Belo Horizonte, MG. Também se dedica em seu laboratório Personal ao estudo de painéis genéticos que possam ser utilizados no estudo da predisposição ao câncer.

Sobre a palestra: durante 60 minutos, o palestrante faz um descontraído, abrangente e didático “sobrevoo” sobre tópicos essenciais como a incidência do câncer, suas causas, seus sinais e sintomas, os principais exames utilizados na sua detecção e na genética de sua predisposição. Em seguida, discorre sobre o papel da dieta, dos exercícios físicos, da manutenção do peso ideal, da exposição saudável ao sol e também sobre o papel do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas no desenvolvimento do câncer. Dicas e orientações preciosas são discutidas tais como o consumo de alimentos saudáveis, o tratamento para o tabagismo, a redução da exposição aos agrotóxicos e poluentes. o papel da vacinação, dos exercícios físicos, dos protetores solares e da identificação de possíveis síndromes de predisposição genética na família. Finalmente, é apresentado e discutido o uso judicioso, racional e individualizado dos exames de rastreamento e de eventuais testes genéticos e sanguíneos que deverão ser utilizados para uma prevenção personalizada e custo-efetiva do câncer.

Compartilhe