No dia 24/09/2019, a Fundação Libanesa de Minas Gerais reuniu especialistas da área de psicologia e medicina, além do público em geral que frequenta a entidade para discutir o tema “Qualidade de vida como prevenção do suicídio.”
O Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, abriu a sessão convidando para a mesa o palestrante, Dr. Elimar Penido Chagas, seguido da mediadora Dra. Tânia Simão Bacha Silva, e da debatedora, Dra. Tamira Lisboa Bacha.
Em sua fala inicial, o presidente agradeceu a presença de todos e, em especial, da Dra. Tamira e, de sua mãe, Sra. Magdala, filha e viúva respectivamente do Presidente fundador da instituição, Dr. Antônio Assef El Bacha.
“A Casa do Líbano está mais uma vez em festa, não apenas pela grandeza e importância do tema que assola todas as famílias, mas também porque celebramos a memória de nosso fundador, Dr. Antônio Bacha, e de seu espírito empreendedor, sempre ligado às causas sociais, hoje representado nesta mesa pela competência e profissionalismo da Dra. Tamira Bacha”, afirmou Aburachid.
Em sua palestra, Dr. Elimar Chagas esclareceu importantes sinais que as pessoas com tendência ao suicídio apresentam, além de alguns mitos que a sociedade costuma acreditar. Segundo o palestrante, dados estatísticos apontam que a 2ª maior causa de mortes entre jovens é o suicídio.
Em sua mediação, a Dra. Tania Bacha ressaltou o valor do diálogo e a necessidade de se evitar generalizações: “Cada caso tem a sua característica e especificidade. Devemos sempre ouvir e procurar orientar as pessoas para o tratamento que lhe seja adequado.”
Durante os debates, a Dra. Tamira Bacha enfatizou pontos da exposição feita pelo palestrante, além da importância de se olhar para cada pessoa individualmente e de saber como ouvi-la.
Os participantes puderam formular perguntas à mesa, bem como relataram experiências pessoais vividas no cotidiano .
A palestra foi um evento gratuito e aberto ao público geral. Faz parte do ciclo mensal de palestras oferecido pela Fundação Libanesa de Minas Gerais.
Currículos dos participantes da mesa:
Palestrante:
Dr. Elimar Penido Chagas
Vice-presidente da Fuliban; Médico clínico geral e químico; Especialista em medicina e segurança do trabalho;
Mediadora:
Dra. Tânia Simão Bacha Silva
Psicóloga, formada pela PUC-MG. Psicanalista.
Pós-Graduação em "Docência do Ensino Superior ".
Pós-Graduação em "Psicologia Clínica e Saúde Mental."
Membro da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano.
Conselheira da FULIBAN.
Debatedora:
Dra. Tamira Lisboa Bacha
Psicóloga formada na UFMG; Pós-graduação em Psicanálise pela UFMG;
Especialista em Psicanálise com crianças e adolescentes pela PucMinas.
Trabalha na Maternidade Santa Fé e em consultório particular atualmente.
Trabalhou como psicóloga no Centro de orientação sobre Drogas da Fuliban e no Centro Mineiro de Toxicomania da Fhemig.
Comments