top of page
Buscar
  • Foto do escritorFULIBAN

Rogério Nacif, membro da Àquila, visita a Fuliban

A Fuliban recebeu, dia 11/07/2023, a visita do professor Rogério Nacif, sócio da Áquila - Escola de Gestão, visando ao desenvolvimento de projetos na área de educação.


Rogério Nacif é descendente de libaneses e já visitou o país de seus ancestrais por duas vezes. Relatou aos presentes a alegria que sentiu por ter conhecido o país dos Cedros e a importância das tradições libanesas em sua casa.


Durante reunião com o Presidente da Fuliban, Frederico Aburachid, foi discutida a possibilidade de a Fundação realizar cursos de capacitação, voltados ao empreendedorismo, com a presença do Prof. Nacif, bem como uma palestra sobre os resultados de seu trabalho, compilados no livro “Operações Eficientes Empresas Rentáveis”, de sua autoria.


Em seu livro, Nacif apresenta conteúdo de extrema relevância para os profissionais da área industrial e de administração de empresas em geral.


O livro convida o leitor a trabalhar em determinados aspectos da operação que irão contribuir para a redução de custos e despesas; o aumento da produção e, consequentemente, da receita; a melhoria do ciclo financeiro; e a adequada manutenção dos equipamentos. Capítulos específicos trazem orientações sobre a seleção dos investimentos e sobre o aspecto humano das organizações. A obra é enriquecida com 41 casos reais que mostram a aplicação prática dos conceitos apresentados e com exemplos numéricos que mostram a evolução dos resultados dos demonstrativos financeiros de uma indústria à medida que as melhorias operacionais são implantadas.


Nacif explica que, no setor industrial, as questões operacionais de uma empresa são mais amplas e complexas do que em outros setores. “O custo consome grande parte da receita e pequenos ganhos ou perdas de eficiência podem determinar se a companhia será lucrativa ou não. Desta forma, a gestão de operações em uma empresa industrial é tão importante quanto a gestão estratégica e financeira”, afirma Nacif.


Segundo o Presidente da Fuliban, o livro do Prof. Nacif surge como um manual objetivo para o empreendedor enfrentar as dificuldades de suas operações. “Acredito que seu livro reúne segredos fenícios na arte da gestão, somados à sua experiência prática e conhecimento acadêmico”, afirmou Aburachid.


Sobre Rogerio Silva Nacif:


Rogério Silva Nacif é graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. Também é pós-graduado em Finanças pelo IBMEC, fez atualização em marketing na UFMG e concluiu os programas Making Strategy Work em Wharton, Desenvolvimento de Conselheiros na Fundação Dom Cabral e High Potentials Leardeship em Harvard.


Iniciou sua trajetória profissional em 1996 na Fundação Christiano Ottoni (FCO - UFMG), assessorando um consultor internacional de gestão de manutenção. Construiu sua carreira de consultor trabalhando principalmente com aumento de produtividade e redução de custos, sempre com foco em melhoria de resultados financeiros. Desde 2016 é gerente de projetos e sócio do Instituto Aquila. Já liderou e orientou projetos em Brasil, EUA, Bélgica e outros países. Atuou em diversos segmentos, como de alimentos, bebidas, açúcar e álcool, cimento e concreto, siderúrgico, mineração, automobilístico, equipamentos, construção pesada, têxtil, telecomunicação, energia elétrica, varejo, óleo e gás, órgãos públicos, entidades de classe, administração aeroportuária, transporte ferroviário, entre outros. Ao longo dos anos, também acumulou experiências bem-sucedidas como executivo e conselheiro.









86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page