Pré-lançamento do Memorial Libanês
- FULIBAN
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
Em noite histórica no Palácio da Liberdade, a Fundação Libanesa de Minas Gerais e o Ministério da Cultura, via incentivo da Lei Rouanet, com o apoio do Governo de Minas, realizaram o pré-lançamento do Memorial da Imigração Libanesa de Minas Gerais.
Além do Governo de Minas, a CEMIG formalizou o seu patrocínio ao Memorial, sendo também a iniciativa patrocinada por CDL-BH, GRUPO JAB, CARMO COURI ENGENHARIA e ABURACHID ADVOGADOS ASSOCIADOS.
Além das pessoas jurídicas, o memorial contará com um time de benfeitores, cujos nomes serão devidamente inscritos em placa de reconhecimento nas exposições.
O evento foi marcado de emoção. Os Hinos do Líbano e do Brasil foram executados pelo Quarteto da Orquestra da Polícia Militar de Minas Gerais.
Na sequência, a imigrante e conselheira da Fuliban, Sra. Sabah Saliba, cantou uma oração em árabe pedindo a proteção de Deus para os presentes e o projeto cultural.
O Presidente Frederico Aburachid, em seu discurso, agradeceu o apoio de todos os presentes, apoiadores e patrocinadores. Fez um breve histórico da Fuliban e de suas ações na saúde, em especial, na área de transtornos do neurodesenvolvimento. Destacou a importância da colônia libanesa para Minas Gerais e do Memorial para o registro de suas obras e influência na formação do “ser mineiro”.
Após a formalização do patrocínio da CEMIG, a Sra. Christiana Kumaira, Diretora de Comunicação da empresa, destacou o papel social da companhia como a maior patrocinadora da cultura em Minas, sendo motivo de orgulho participar da iniciativa da Fuliban e celebrar sua influência cultural no Estado.
Na sequência, a Curadora e Designer do Memorial, Sra. Giselle Vaudenay, fez a apresentação da equipe técnica do projeto, sua identidade visual e roteiro itinerante de exposições que percorrerão o Estado.
Em seu pronunciamento, o Presidente da CDL-BH e SEBRAE MINAS, Sr. Marcelo Souza Silva, elencou as diversas contribuições dos imigrantes libaneses para o comércio de Belo Horizonte, citando, inclusive, o ex-presidente da CDL-BH e do Clube Libanês, Sr. Nagib El Abras. Parabenizou a Fuliban, seus diretores e colaboradores.
A noite foi marcada, ainda, por apresentações culturais.
A professora Barjute Bacha apresentou um ensaio sobre a influência de Gibran Khalil Gibran na literatura mundial, citando alguns de seus poemas e a sua ligação com a imigração, o amor e o trabalho.
A atração final foi um espetáculo de dança folclórica libanesa, executado pela Companhia de Dança Brigitte Bacha, Que homenageou as
Bandeiras do Brasil,
Líbano e Minas Gerais.
Mais informações sobre o Memorial poderão ser obtidas no site e rede sociais:
@memoriallibanes
@fulibanmg
Comentarios