FULIBAN

15 de out de 20213 min

Dr. Sérgio Kehdy é agraciado com o Mérito Líbano-brasileiro 2021.

Aconteceu no dia 14/10/2021, em cerimônia virtual, devido aos protocolos da pandemia da Covid-19, a homenagem anual do Mérito Líbano-brasileiro de Minas Gerais de 2021.

O agraciado deste ano foi o médico psiquiatra e psicanalista, Dr. Sérgio Kehdy, por sua exemplar atuação em favor da saúde física e mental do povo mineiro e também significativa contribuição à cultura libanesa no Brasil.

O mérito Líbano-brasileiro é uma honraria concedida pela Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN), anualmente, àqueles de ascendência libanesa e que tenham promovido em Minas Gerais avanços para o desenvolvimento econômico, social e a valorização da dignidade do ser humano.

De acordo com o Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, a honraria foi concedida como reconhecimento pelos valorosos serviços prestados pelo Dr. Sérgio à sociedade mineira, mas também como descendente que realmente dignifica a cultura libanesa.

“Dr. Sérgio, desde o seu primeiro contato com a Fundação Libanesa, sempre se prontificou a ajudar a entidade, as suas obras sociais e, ainda, a homenagear a cultura libanesa e a sua ancestralidade. Estamos muito orgulhosos e honrados por entregar o Mérito – ano 2021, ao médico, conselheiro, libanês e brasileiro, Dr. Sérgio Kehdy”, afirmou Aburachid.

Em seu pronunciamento, Dr. Sérgio Kehdy lembrou sua origem em Araguari e a sua ampla convivência com a colônia libanesa do triângulo mineiro. Destacou, ainda, seu orgulho pela contribuição dos imigrantes na formação da Nação brasileira, citando diversos expoentes libaneses que contribuíram na medicina, na economia e na política brasileira. Reafirmou, sobretudo, seu compromisso com a FULIBAN, como um legado dos libaneses e também como forma de agradecer o povo mineiro por sua acolhida aos imigrantes.

Em 2020, o agraciado foi o magistrado Dr. Elias Charbil Obeid, Exmo. Sr. Juiz de Direito da Capital e Juiz Eleitoral.

Já receberam o troféu, dentre outros, o Ex-Ministro da Justiça, Dr. Ibrahim Abi-Ackel, o empresário e engenheiro, Dr. Armando Carmo Couri, o empresário e ex-secretário do governo federal, Dr. Salim Mattar; o saudoso Desembargador do TJMG, Dr. Bady Curi, os empresários Sr. Elias Joukhadar e Sr. Euler Fuad Nejm, e outras personalidades.

Dentre os presentes à Cerimônia, registramos agradecimentos às seguintes autoridades: Dr. Anthony Moussa, Adido Econômico do Líbano no Brasil, representando a Exma. Sra. Embaixadora Carla Jazzar; Dr. Edmundo Abi-Ackel, Exmo. Sr. Cônsul Honorário do Líbano em Belo Horizonte; Dra. Celise Laviola, Exma. Sra. Deputada Estadual; Dr. Elias Obeid, Mérito Líbano-Brasileiro – ano 2020, Exmo. Sr. Juiz de Direito e Juiz Eleitoral; Dr. Nicolau Lupianes Neto, Exmo. Sr. Juiz de Direito da Comarca de Belo Horizonte; os membros do Conselho Diretor e Curador da FULIBAN, familiares, amigos e demais convidados presentes.

SOBRE O HOMENAGEADO - ANO 2021:

Dr. Sérgio Kehdy é natural de Araguari/MG, brasileiro e cidadão libanês. Filho dos saudosos Sr. Abdalla Kehdy e Dorama Mujalli Kehdy. É médico psiquiatra, associado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); psicanalista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Minas Gerais (SBPMG) e da Sociedade Psicanalitica do Rio de Janeiro (SPRJ); integrante da IPA (International Psychoanalytical Association), associação criada por Freud.

Em seu vasto currículo, válido citar, ainda, o seguinte: Foi médico perito do INAMPS, trabalhou na Santa Casa de Misericórdia; Médico Psiquiatra do Serviço de Saúde Mental do Hospital de Bonsucesso; Médico Psiquiatra, Chefe do Ambulatório e Diretor Clínico do Hospital Galba Veloso; Médico do Ministério da Saúde, lotado no Hospital das Clínicas da UFMG, junto ao Serviço de Psiquiatria e a Residência em Psiquiatria; e

Fundador do Grupo Mineiro de Winnicott em 2015.

SOBRE A FULIBAN:

A Fundação Libanesa de Minas Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1970, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, por lei.

Destina-se a promover serviços sociais na área da saúde, educação e cultura. Todos os atendimentos na área de saúde são prestados gratuitamente às pessoas carentes de Belo Horizonte e região metropolitana.

Além de suas atividades na área de saúde, promove constantemente cursos de capacitação, palestras, entrevistas e eventos culturais, além de apoiar projetos sociais em favor de pessoas em situação de vulnerabilidade.

    881
    9